Trabalhar com crianças na Terapia do Esquema é um desafio — especialmente pela escassez de recursos específicos para essa faixa etária. O Baralho de Modos Infantis foi criado justamente para preencher essa lacuna, oferecendo aos psicólogos uma ferramenta lúdica, acessível e eficaz para investigar, avaliar e psicoeducar crianças de 4 a 12 anos sobre os Modos Esquemáticos.
Através da linguagem do brincar, as crianças conseguem expressar seus conflitos, emoções e estratégias de enfrentamento de forma mais espontânea. Composto por 23 cartas ilustradas e 4 cards de apoio, o baralho favorece a identificação dos modos ativados, das emoções envolvidas, dos pensamentos subjacentes e das possibilidades de enfrentamento adaptativo. Esse recurso ilustrativo promove não só o autoconhecimento infantil, como também potencializa o trabalho terapêutico de forma sensível e divertida.
Embora fundamentado na Terapia do Esquema, o Baralho de Modos Infantis pode ser utilizado em outras abordagens, ampliando suas possibilidades de uso. Um instrumento potente, pensado para apoiar psicólogos no seu trabalho clínico com crianças, favorecendo o cuidado e o desenvolvimento de formas mais saudáveis de se relacionar com o mundo interno e externo.
Descrição do Produto
Saiba mais sobre as autoras
Cíntia Hansen
Psicóloga formada pela Universidade Feevale em 2008. Possui Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental (UFRGS), Pós-Graduação em Psico-Oncologia (FELUMA-BH) e Pós-Graduação em Psicologia Hospitalar (Hospital Moinhos de Vento - RS). Em 2021, concluiu a Formação em Terapia do Esquema. A autora se dedica à área clínica e possui vasta experiência em atendimentos com crianças e adolescentes.
Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos (2015). No mesmo ano, finalizou o Aperfeiçoamento em Terapia Cognitivo-Comportamental, realizou Formação em Terapia do Esquema (2016), com certificado validado pela International Society of Schema Therapy (ISST) e pelo New Jersey/New York Institute of Schema Therapy. Em 2019, tornou-se Especialista em Avaliação Psicológica pela Faculdade Integrada de Taquara (FACCAT) e finalizou o curso de Educadora Parental pela Positive Discipline Association/PDA - EUA. Tem experiência na área de psicologia clínica, realizando atendimentos com crianças, adolescentes, adultos e orientação de pais.
Sua fonte de conhecimento e ferramentas para a saúde mental descubra recursos inovadores para transformar vidas e aprimorar sua prática em psicologia com a Loja INSERE.