Você já percebeu que temos pouquíssimos recursos para trabalhar com crianças na Terapia do Esquema? O Baralho de Modos Infantis foi pensado com o objetivo de preencher esse vazio. Esse instrumento foi elaborado para ser utilizado pelos psicólogos com crianças de 4 a 12 anos, para investigar, avaliar e psicoeducar sobre os Modos de Esquemas.
É através do brincar que as crianças manifestam e expressam seus conflitos, angústias e dificuldades. O Baralho contém dois subgrupos de cartas e quatro cards, permitindo à criança identificar os seus modos de esquemas, as prováveis emoções, possíveis pensamentos envolvidos em cada modo e as estratégias de enfrentamento adaptativas. São 23 cartas ilustradas para facilitar a identificação da criança com o modo ativado, sendo, dessa forma, um recurso ilustrativo e lúdico para a prática clínica com as crianças.
Nosso desejo é que este recurso auxilie muitos profissionais no seu bem fazer e ajude as crianças a conhecer o seu funcionamento, possibilitando identificar maneiras adaptativas para lidar com seu universo infantil.
Esse recurso pode ser utilizado em outras abordagens! Ele é fundamentado na Terapia do Esquema, mas nada impede que sejam utilizados em outras abordagens.
Descrição do produto:
- O Baralho possui 11 (onze) cartas projetivas que representam os modos esquemáticos. Na parte frontal da carta encontra-se a ilustração do modo; na parte traseira, o nome do respectivo modo, conforme a teoria.
- Possui também 12 (doze) cartas que representam as emoções. Na parte frontal da carta encontra-se a ilustração da emoção; na parte traseira, o nome da respectiva emoção.
- Ele conta também com os Cards “Pensamentos”, que representam os possíveis pensamentos envolvidos em cada modo.
- Os Cards “Estratégias de enfrentamento adaptativas” trazem as estratégias que podem ser utilizadas e que serão trabalhadas durante as sessões.
O Insere (Instituto de Educação e Reabilitação Emocional) é uma empresa no ramo da psicologia que oferece atendimento clínico - particular e social, cursos, livros e instrumentos voltados para o uso clínico. Somos orientados pelo vínculo e amamos Terapia do Esquema.