Quantas vezes, em sessão, você percebe que os conflitos do paciente nas relações se repetem — mesmo quando há esforço consciente para mudar? A compreensão do estilo de apego pode ser a chave para romper esse ciclo. O Baralho Estilos de Apego foi desenvolvido para apoiar terapeutas no trabalho de identificação, psicoeducação e transformação dos padrões relacionais dos pacientes, com base em uma das teorias mais fundamentais do desenvolvimento humano.
Fundamentado na Teoria do Apego, de John Bowlby e Mary Ainsworth, o baralho é composto por 21 cartas distribuídas em três grupos: psicoeducação, autoavaliação e técnicas terapêuticas. Ele oferece uma linguagem acessível e visual, facilitando o engajamento do paciente e aprofundando o vínculo terapêutico. Cada carta convida à reflexão, ajuda na nomeação de experiências e sustenta o processo de construção de vínculos mais seguros.
Seja em atendimentos individuais, de casal ou mesmo em grupos, o Baralho Estilos de Apego é um recurso versátil, que amplia as possibilidades de intervenção clínica. Ele apoia o terapeuta no trabalho com vínculos afetivos e no fortalecimento da capacidade do paciente de se relacionar de forma mais consciente, estável e saudável.
Descrição do Produto
Saiba mais sobre as autoras:
Ana Maria Ribeiro Barbosa
Psicóloga Clínica (UNIPÊ), CRP 13/11373, Mestra em Engenharia da Produção (UFSC), Mestra em Ciências Contábeis (UFPE). Especialista em Mindfulness (Universitat de València/Espanha). Formação em Terapia do Esquema (INSERE e IENH).
Elisama Cintra Ferreira Faleiros
Psicóloga Clínica pela Universidade Municipal de Franca (Uni-Facef). CRP 06/160994. Terapeuta do Esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva. Por 10 anos esteve inserida diretamente na ONG Jocum (YWAM) pela Universidade das Nações, atuando com Projetos humanitários no Brasil, Angola, África do Sul e Moçambique - Palestras e engajamento em intervenções urbanas, direitos humanos e inclusão social.
Luciana Fonseca Moreno
Psicóloga Clínica pela Universidade Paulista (UNIP). CRP 06/196158. Administradora pela Universidade Nove de Julho (Uninove). Supervisora Clínica e Terapeuta do esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva, e especialização em terapia do esquema para casais pelo ITPC.
Renata Meyer Schindler
Psicóloga Clínica graduada pelo Centro Universitário UniFTC, Jornalista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Especialista em Marketing Estratégico pela UniRuy. Formação em Terapia do Esquema pela Insere Educação.
Sua fonte de conhecimento e ferramentas para a saúde mental descubra recursos inovadores para transformar vidas e aprimorar sua prática em psicologia com a Loja INSERE.